Papo na porteira #2

Papo na porteira da Escola Agro

Para você ficar por dentro de todas das informações que geram oportunidades.

A importância da organização pessoal para obter resultados.

Hoje, viemos falar sobre a importância da organização pessoal para melhorar a eficiência e eficácia no desempenho das nossas atividades do dia a dia.

Para qualquer projeto bem sucedido, é preciso ter um bom planejamento estratégico, não é verdade? A lógica é a mesma para indivíduos e times que buscam o melhor aproveitamento do tempo. Portanto, a organização está estreitamente vinculada a planos de ação eficientes.

A base para uma boa organização pessoal pressupõe quatro eixos fundamentais: meta, prazo, estratégia e plano de ação. Entenda cada um:

MetaO seu projeto deve ter sempre uma meta clara e definida, como: o aumento do faturamento da carteira em 10%, a ampliação da base de associado em 8%, a preparação  para conseguir uma promoção, um aumento ou para assumir nova responsabilidade ou desafio, dentre muitos outros. Qualquer que seja sua meta, tem que ser bem definida.

Prazo Agora, você precisa estabelecer prazos compatíveis com a execução, para não ficar anos tentando cumprir suas metas. Uma dica são as deadlines, que funcionam como mini metas — à medida que as cumprimos, sentimo-nos mais motivados e satisfeitos. As deadlines promovem a sensação de realização pessoal em prazos mais curtos, por isso são estimulantes e ajudam a combater o desânimo.

Estratégia – Nessa etapa, você estabelecerá quais são as suas responsabilidades para determinadas parcelas de tempo. Exemplo de estratégia: separe as manhãs para concluir os relatórios e conteúdos a serem entregues no dia, e as tardes para leituras, reuniões e análises de eficiência do time.

Plano de ação – Aqui, você determina os métodos de aplicação da estratégia definida. Por exemplo: de que maneira absorvo melhor as informações que leio e assisto? Quais são meus horários mais produtivos? Quais técnicas de memorização ou de condução de reuniões devo aplicar?

E aqui o grande “pulo do gato”, tudo isso deve ser documentado e monitorado por meio de checklists ou, preferencialmente, de plataformas de gerenciamento de atividades.

Chega de teoria, queremos compartilhar com você o exemplo de um aluno da Escola Agro, que toda semana é o primeiro a assistir às novas aulas que publicamos. Sua eficiência chamou nossa atenção, e ligamos para bater um papo sobre as medidas que ele adotou para conseguir se destacar na multidão.

O nosso amigo Airton Marcelo Stroeher concordou em compartilhar sua experiência e nos contou como tem conseguido ter esta regularidade exemplar:

“No primeiro módulo, eu deixei acumular as aulas e assistia várias de uma só vez, mas achei que a aprendizagem ficou prejudicada pelo grande volume de informação. Já no segundo módulo, organizei minha agenda para que todas as segundas-feiras cedo, os primeiros trinta minutos de minha agenda fossem direcionados para assistir às aulas. Isso tem permitido melhor aproveitamento do assunto estudado e também cumprir a agenda de estudos.”

Já que estávamos papeando, aproveitamos para perguntar sobre suas percepções, avaliação e opinião sobre os cursos da Escola Agro, e basicamente nos respondeu assim:

“A Escola Agro tem abordado assuntos relevantes ao nosso dia a dia, permitindo agregar conhecimento de forma ampla e focada no atendimento das demandas dos nossos associados do segmento agro.”

“As aulas são de fácil compreensão, e a linguagem utilizada permite compreensão total dos assuntos. As videoaulas possuem ‘animações’ que nos prendem atenção e são bem legais de assistir, mas os questionários nos exigem entendimento do assunto.”

Gostaríamos de agradecer ao Airton pelo “papo da porteira” e também parabenizá-lo por sua organização e dizer ainda que ele já possui vários atributos que contribuirão para que a sua carreira decole.

E você, como está sua organização pessoal e seus resultados? Sempre é tempo de melhorar!

Post anterior
Papo na porteira #1
Próximo post
Papo na porteira #3
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.