Papo na porteira #1

Papo na porteira

Papo na porteira da Escola Agro

Para você ficar por dentro de todas das informações que geram oportunidades. 

 

O seu dia a dia é corrido? Sabemos como é, compromissos e tarefas para executar a todo momento, uma mais urgente que a outra. E, às vezes, vamos procrastinando aquelas que consideramos menos prioritárias.

Você sabia que existem métodos que ajudam a nos organizar, melhorar nosso desempenho, bater de forma mais fácil nossas metas, nos preparando para garantir o futuro e ainda ter tempo para curtir a família?

Um destes métodos é o Pomodoro. Essa técnica de gerenciamento de tempo foi desenvolvida por Francesco Cirillo. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. A técnica tem seu nome baseado na palavra italiana Pomodoro (tomate), referência ao popular cronômetro gastronômico na forma de tomate.

Essa metodologia de trabalho se baseia na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

Como estou com pressa e atrasado, vamos para o que interessa! Como posso usar o tal Pomodoro?

Faça o teste e siga os passos a seguir:

1. Definir e listar as tarefas a serem executadas.

2. Ajustar o cronômetro para o tempo padrão de 25 minutos.

3. Escolher a tarefa inicial. Se houver apenas uma atividade longa, divida-a em períodos de 25 minutos.

4. Trabalhar na tarefa em questão até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, anote e volte imediatamente à tarefa estabelecida;

5. Quando o alarme tocar, marcar um “X” na lista de tarefas e faça uma pausa curta de 3 a 5 minutos. Após essa pausa, volte à atividade anterior. Se tiver concluído, vá para a próxima atividade da lista.

6. Quando você tiver marcado quatro “X” no seu Pomodoro, faça uma pausa mais longa de 15-30 minutos, zerando a contagem de marcações e retornando ao primeiro passo.

Para facilitar as coisas, você pode baixar o aplicativo do método Pomodoro, disponível na loja da Apple Store e no Google play.

Experimente utilizar essa técnica na sua rotina profissional, para que consiga mais tempo para suas coisas pessoais, como estudar e se qualificar, para o laser, a família e os amigos. Tudo isso e ainda atingindo suas metas e ampliando sua produtividade.

Próximo post
Papo na porteira #2
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu