Dedo de prosa com a Escola Agro – #9

Dedo de Prosa
Olá, gostaríamos de compartilhar contigo algumas notícias e informações relevantes do agronegócio. Boa leitura.

Crescimento na contratação de crédito rural: O Ministério da Agricultura divulgou que a contratação de crédito rural do Plano Safra cresceu em 19% nos cinco primeiros meses da temporada 2018/19, quando comparada a igual período do ciclo passado. A maior procura concentra-se na aquisição de máquinas, implementos, armazenagem e infraestrutura das propriedades em geral, o que revela a forte demanda por tecnologia, inovação e modernização do setor agropecuário.

PIB do agro cresce no terceiro semestre, mas acumula queda anual: De acordo com o IBGE, o PIB agropecuário cresceu 0,8%, gerando R$ 61,9 bilhões. A alta se deve, principalmente, as lavouras que têm safra relevante no terceiro trimestre. No entanto, o resultado acumulado de jan/18 a set/18 indica uma queda de 0,3% para o setor, diante do baixo desempenho de lavouras com grande importância na formação da renda agropecuária durante o ano.


Licença de operação impede o funcionamento de Usina em MT:  As obras da usina hidrelétrica de Sinop sofrem um impasse desde o início do ano com a licença ambiental de operação pela Sema, o que têm impedido o enchimento da represa. A situação já causa atrasos no fornecimento de energia e prejuízos para a empresa cumprir suas obrigações contratuais. Caso a licença de operação não saia até janeiro, o atraso na geração de energia pode chegar a um ano, trazendo prejuízo econômico para os investidores, e limitando a produção e fornecimento de energia elétrica, tão importante para o desenvolvimento de diversos setores.


Os mercados globais seguem apreensivos: O representante comercial norte-americano Robert Lighthizer, anunciou que as negociações comerciais entre a China e os EUA precisam alcançar um acordo até 1º de março ou novas tarifas serão impostas por Washington, dando a entender que o acordo é inflexível. Entretanto, a recente prisão da vice-presidente financeira da companhia chinesa Huawei Technologies, voltou a preocupar os mercados globais de que a negociação entre EUA e China possa voltar a se inflamar.


Marfrig passa a ser a maior produtora de hambúrguer do mundo:  A CEO da companhia Marfrig Global Foods anunciou que a compra dos ativos da BRF na Argentina e no Brasil, fará dela a maior produtora de hambúrguer do mundo. A Marfrig deve assumir o controle da Quickfood, líder na Argentina, e da fábrica de hambúrguer das marcas Sadia e Perdigão em Várzea Grande (MT). Com as aquisições, a capacidade anual de produção de hambúrguer da Marfrig deve quase dobrar, com previsão de começar a operar a partir de jan/19.


Menu