Dedo de prosa com a Escola Agro – #5

Dedo de Prosa
Olá, gostaríamos de compartilhar contigo algumas notícias e informações relevantes do agronegócio. Boa leitura.
 

Confirmada a estimativa de superssafra de soja nos EUA. No último relatório do USDA, o departamento confirmou volume recorde em 125,18 milhões de toneladas. Além de uma safra ampla, os embates comerciais entre a China e os EUA, reduziram as exportações norte-americanas em mais de 4 milhões de toneladas, impactando diretamente nos estoques finais, que agora são de 25,99 milhões de toneladas. Este estoque recorde vai impactar nos preços por muito tempo, que atualmente está em US$ 8,86/bushel.


JBS fecha acordo com a Alibaba para vender mais carne à China. A JBS divulgou na última semana que assinou um acordo com o grupo chinês Alibaba, para a venda de carne de bovinos, aves e suínos na China e que podem render R$ 1,5 bilhão durante o período de três anos, com previsão de iniciar nos próximos 30 dias. A China já se destacava como um dos principais destinos dos produtos da JBS e o novo acordo deve se tornar o maior já realizado entre a China e o Brasil neste segmento. Assim, o acordo pode trazer movimentos importantes ao setor pecuário brasileiro, que no último ano veio sofrendo com diversos embargos nas exportações de carnes.


Produção de etanol de milho aumenta em Mato Grosso, atualmente este é o estado que mais produz milho no Brasil, viabilizando a construção de novas usinas de etanol a base de milho. A estimativa é de que sejam produzidos 740 milhões de litros neste ano, quantidade bem maior que os 11 milhões de litros de etanol de milho em 2012, quando as primeiras usinas começaram a operar. Sozinhas as indústrias de etanol não vão conseguir “dar fim” a todo milho produzido no MT, até mesmo porque a produção também cresce de forma robusta, mas o potencial destas indústrias de agregar valor ao milho e distribuir renda no interior é fantástico. São aguardados novos investimentos e diversas oportunidades devem surgir, fique atento e oriente seus clientes.


Imea prevê ampliação de área e de produtividade para a safra 2018/19 de milho em Mato Grosso, com previsão de cultivo de 4,66 milhões de hectares, esta área maior é fruto da antecipação dos trabalhos de plantio da soja no estado, que pode proporcionar uma ampla janela de semeadura para o cereal. Dessa forma, plantando dentro da janela ideal, espera-se boa produtividade e uma produção de 28,52 milhões de toneladas. Isso traz algumas preocupações aos agricultores, que devem aproveitar as oportunidades de venda acima do custo, e para as agroindústrias, a expectativa de dias com preços menores se aproxima. Fique atendo e oriente seus clientes sobre as expectativas do mercado.


Segundo mês de queda no preço do leite pago ao produtor. Os preços pagos ao produtor de leite estão refletindo o peso do aumento da produção da safra, a queda agora foi de 2,2%, ante a última queda que foi de 1,3% no mês anterior. Esta notícia não traz preocupação maior porque tem ocorrido queda no preço de importantes insumos como milho e farelo de soja.


Menu