Crescendo junto com o agro – com Paulo Ozaki

Com mais de 10 anos de experiência no mercado agro, Paulo Ozaki acompanhou de perto as mudanças enfrentadas pelo setor do agronegócio. Viu na fazenda do avô, em Mato Grosso, a pecuária dando lugar à agricultura moderna.

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP, Paulo é o nome por trás do Agro Resenha Podcast, primeiro podcast do agronegócio brasileiro, que busca suprir uma lacuna de comunicação entre o campo e a cidade, mostrando as tendências do agronegócio e rebatendo mitos que envolvem a produção rural.

Conversamos com ele sobre suas experiências no agronegócio (atualmente, Paulo é Gestor do Projeto Canivete Nutripura) e as dicas que ele dá para quem também quer se destacar neste mercado e junto ao produtor rural. Confira!

– Conta pra gente, como você chegou ao mercado agro?

Minha família por parte de mãe sempre teve fazenda e minha infância sempre foi ligada ao agro, ainda que eu morasse na cidade. Então na época de prestar o vestibular, a agronomia foi uma escolha um tanto quanto lógica, uma vez que eu sempre gostei da área.

– Quais foram as dificuldades que você encontrou no início de sua carreira?

Na verdade, um fato que me ajudou muito foi saber desde o início qual área da agronomia eu queria seguir, que sempre foi relacionada a parte de produção animal. Então desde o início busquei grupos de estudos na ESALQ, onde me formei, relacionados ao tema. Como não tinha uma base técnica, supri esta dificuldade me capacitando na prática.

– Tem alguma história de superação profissional ou pessoal, que gostaria de compartilhar conosco?

Eu não diria uma superação, mas acredito que nada acontece na nossa vida profissional por acaso. Então desde sempre dei o melhor de mim em todos os estágios, empregos e no meu podcast. Acredito que acordar motivado diariamente é uma grande prova que, quando se faz o que gosta, trabalho pode ser muito prazeroso.

– Como gestor de projetos, você já teve a oportunidade de fazer várias entrevistas de emprego. Em sua avaliação quais são as habilidades profissionais que mais revertem em contratações?  E quais habilidades são mais comuns nos ótimos profissionais?

Hoje em dia, mais do que conhecimentos técnicos (que são importantes), o profissional precisa ser minimamente curioso e engajado, ou seja, ainda que a bagagem técnica seja boa, o profissional diferenciado precisa estar sempre estudando e se capacitando. Somente assim ele tem condições de se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Uma segunda língua, principalmente o inglês, hoje em dia, é praticamente um pré-requisito também.

– Ao entrevistar para novas vagas, o que mais lhe chamava atenção quanto às habilidades do candidato? Quais habilidades você mais prioriza?

É difícil dizer isso, mas a verdade é que a grande maioria dos candidatos estão nivelados por baixo, principalmente aqueles recém saídos da universidade. No entanto, sempre me chamou a atenção aqueles que desenvolveram atividades extracurriculares, bem como atividades voluntárias e experiências internacionais. Hoje em dia, apenas cursar as aulas é muito básico… É preciso se diferenciar.

– Algum perfil de candidato você contrataria logo de cara? Qual?

É muito difícil cravar qual candidato seria contratado logo de cara, até porque em uma entrevista de emprego os entrevistadores não conseguem extrair o perfil exato da pessoa. No entanto uma coisa é importante ressaltar: a grande maioria dos candidatos é contratada pelo conhecimento técnico, mas são despedidos por questões pessoais, ou seja, na minha opinião, a pessoa que possui boa índole e bons valores têm a minha preferência.

– Você promove o Agro Resenha Podcast, que é uma grande fonte de informação e inspiração para quem já está no Agro, e também para quem está chegando no mercado de trabalho. Quais são as principais dúvidas que seus ouvintes têm quanto ao mercado de trabalho?

Esta é uma pergunta interessante. Normalmente não recebo muitas dúvidas dos meus ouvintes, no entanto recebo muitas mensagens dizendo que nunca pensaram que um profissional de agrárias (como agrônomos, zootecnistas, veterinários, etc.) pudessem seguir tantas carreiras diferentes. Isso porque em meu programa eu trago pessoas de diversas áreas de atuação, ou seja, muitos nem sabem a abrangência da profissão que estão se formando.

– Com mais de 10 anos de experiência no mercado agro, qual profissional você diria que tem grandes chances de se destacar em sua carreia? Por que?

Como falei anteriormente, o profissional que se diferenciará será aquele que estiver sempre se capacitando e tiver valores aderentes aos da empresa a qual estiver trabalhando.

– Após esses anos de experiência e de estudos, valeu a pena investir em sua carreira?

Sem dúvidas, como ressaltei diversas vezes, conhecimento é a única coisa que ninguém pode roubar de você.